Coluna n° 27

Foto: Rafael Oliveira/Esporte Clube Bahia

Arte: Guto Delfino

Saudações azurras. 

“Um Primeiro Tempo para Esquecer
O primeiro tempo do Avaí, na noite de hoje, em Salvador, foi seguramente o pior desse ano. Vamos aos fatos.
O Bahia começou num ritmo intenso de ataque, tentando as jogadas, nas mais variadas formas e lugares. Sufocou o Avaí desde o apito inicial, mostrando para o Leão que seria um jogo complicado.
Usa muito o lado direito, principalmente com a velocidade do Nino Paraíba, onde tem apoio para fazer um-dois e chegar a linha de fundo.
O time baiano criou oportunidades com Gilberto, Nino Paraíba e Rogério. O time azurra não conseguiu encaixar a marcação, contra um time que se desloca muito. Só o Gilberto fica mais fixo, perto dos zagueiros.
A estréia do Luanderson não foi boa, onde deixou espaços para o Bahia fazer as tabelas e chegava atrasado, na maioria dos lances. Lembrando que ele foi um dos destaques no campeonato catarinense desse ano, mas jogava num esquema diferente. Na verdade, como comentei no título, o primeiro foi muito ruim, onde faltou atitude, de mostrar para o adversário assim: “Hoje será difícil de ganhar de nós”!
Aos 39 minutos, após uma desatenção avaiana, Arthur entrou na área, se desvencilhou da marcação e chutou livre, para mais uma grande defesa do goleiro Vladimir, mas o rebote caiu para o mesmo Arthur, que colocou para o fundo das redes.
O intervalo do Avaí foi bem maior do que nos últimos jogos, ficando no vestiário todo o tempo, para dar um choque no time e fazer as alterações necessárias. O time voltou com duas substituições. As entradas de Brizuela e Luan Pereira e as saídas de Luanderson e Kunde, mudando também o esquema, saindo dos três zagueiros para um 4-3-3.
O Avaí se abriu e foi para o risco, mostrando um pouco mais de disposição, também causada pelo Bahia que, naturalmente, se posicionou de modo a utilizar os contra ataques e mesmo assim tomou alguns sustos. E logo aos três minutos o Avaí chegaria a fazer o gol de empate, depois de um cruzamento do lado direito, a bola vai até Daniel Amorim e sobra para a cabeçada de Getúlio, que estava em impedimento. Esse lance deu uma animada no Leão da Ilha e fez soar o alerta no Bahia.
Tivemos uma penalidade marcada pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo, de forma equivocada, mas o VAR entrou em ação e não se configurou o pênalti. Seguiu o jogo.
O Avaí consegue chegar com perigo em lances de Pedro Castro e Daniel Amorim, respectivamente, assustando os donos da casa.
No penúltimo lance do jogo, o atacante Gilberto chegou livre na entrada da área e chuta com força, para mais uma grande defesa do melhor jogador avaiano da partida, Vladimir.
Se eu falei no penúltimo, agora falarei no último. Uma cobrança de falta, na intermediária ofensiva, pelo lado esquerdo. A bola foi alçada na área pelo lateral esquerdo Paulinho com desvio de Daniel Amorim, para grande defesa do goleiro baiano Douglas.
Há muitas coisas a melhorar no time azurra, para a seqüência da competição. Achar um esquema definitivo, com variantes. A atitude dentro da partida tem que ser desde o início. Achar os jogadores que mais se encaixam nesse sistema adotado. A parte defensiva, até certo modo, tem ido bem. A proteção pelo meio precisa ser mais combativa e saída para o ataque mais rápida.
O torcedor cobra contratações que venham e sejam titulares, para qualificar a equipe. Tem a sua razão, até em função do que falou o próprio Presidente, em entrevistas, que melhoraria o elenco.
Enfim, o técnico Geninho terá uma semana cheia, de trabalho, para achar as soluções que considera as melhores, para equilibrar os setores e o ataque ser mais efetivo. Mas o alerta está ligado, desde já. São nove pontos disputados e apenas um contabilizado. Mesmo que o time tenha jogado duas partidas fora e uma dentro da Ressacada. O jogo contra o CSA será importante um resultado positivo, já que é um time que é “do mesmo campeonato do Avaí”.
Um abraço a todos!””

TAGS:
CURTA / COMPARTILHE / COMENTE

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Got Something To Say:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados © 2024. | Blog do Guto - Desenvolvido por R Comunicação.